10 lições para aprender com O Rei Leão!

Sinopse:

Simba é um jovem leão cujo destino é se tornar o rei da selva. Entretanto, uma armadilha elaborada por seu tio Scar faz com que Mufasa, o atual rei, morra ao tentar salvar o filhote. Consumido pela culpa, Simba deixa o reino rumo a um local distante, onde encontra amigos que o ensinam a mais uma vez ter prazer pela vida.

Trailer

E o que esse filme pode me ensinar?—————–

Se você assistiu este filme com a sua nova versão do cinema 2019, certamente encontrou belíssimas imagens e lições maravilhosas. Eu simplesmente me apaixonei e achei bastante reflexivo.

E então ainda no cinema fiz uma oração:

  • “Senhor, o que queres me ensinar ?”

Você sabia que vivemos em um escola? – Aprendemos e/ou ensinamos!

Se você prestar atenção e fizer essa oração todos os dias, com certeza Deus irá responder abrindo os seus olhos.

Hoje quero compartilhar com vocês o que Deus tem me ensinado com este filme, a luz da Palavra de Deus e as frases e momentos mais marcantes que achei do filme… vamos lá…

1. Quem é seu pai?

Quem assistiu o filme sabe que o Pai de Simba, futuro rei da selva, é o Mufasa. O pai sempre atento ao reino observa tudo de cima, e está sempre buscando saber de algo que seja necessária a sua intervenção. Com sua leoa, Sarabi, tem um filhote Simba, o futuro

O-Rei-Leão-3

herdeiro do trono. Simba sempre muito curioso anseia ardentemente conhecer mais do Reino e passar tempo com seu Pai. Uma caracteristica muito forte em Simba é a sua fala constante: ” Eu não sou um filhote”, “Eu sei fazer isso sozinho”, e a incessante vontade de querer impressionar o seu Pai

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

Deus tudo vê de cima, é onipotente, onisciente, busca sempre o melhor para os seus filhos e a eles deseja ensinar. Simba é como eu e você… filhos que ao nascerem e descobrem quem é o seu Pai, estão sempre buscando a Ele, querendo conhecer mais do seu Reino, e por que aprendemos um pouquinho, achamos que sabemos de “tudo” e muitas vezes não respeitamos o nosso tempo de “menino”, não aceitamos que ainda somos muitos imaturos espiritualmente, mas que ao seu tempo todas as coisas se encaixarão em seu devido lugar. Entenda que negar a sua condição atual, não o tornará preparado para o seu futuro: ACEITE O PROCESSO, ELE É FUNDAMENTAL PARA O SEU FUTURO.

Passar tempo com Deus é algo valioso. Tê-lo como nosso amigo é sensacional, Ele é um professor cheio de amor e deseja te ensinar mais o sobre o Reino dEle, e assim como o Simba, um filhote, devemos ser como uma criança que não se cansa de aprender e que é contente mesmo com o pouco que recebe, pois o pai sabe até o quanto pode oferecer. Não queira impressionar a Deus com as suas obras, antes busque obedece-lo. A sua obediência e sua busca por Ele, fará você conhecer QUEM É O SEU PAI!

2. Quem é seu inimigo?

Scar, irmão de Mufasa, sempre teve inveja dele, pois o desejo desenfreado pelo trono o tornou uma pessoa amarga, solitária, triste. A aparência de Scar revela o seu coração,

cropped-chiwetel-ejiofor-as-scar-in-the-lion-king-2019-4k-ok-2.jpg

obscuro e malicioso. A única associação que ele consegue ter são das hienas, que servem de capacho, para a execução do seu plano de tomar o trono e desviar Simba do caminho.

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

O diabo, nosso adversário, é alguém que deseja ardentemente desviar eu e você do caminho. Ele não pode ocupar o trono de Deus, mas já tentou uma vez #semsucesso. Mas consigo levou um 1/3 dos anjos, que se tornaram demônios… capachos de satanás para trazer destruição e morte aos que atentarem para sua voz.

3. Quem você escuta?

O problema de Simba começa quando ele começa a escutar o seu tio Scar. Distraído… Ele encontra o seu tio e andando vai para a sua toca.

lionking_1920x1080-1920x1080

Scar sempre malicioso e enganador desperta em Simba a curiosidade em conhecer aquilo que o Pai, já lhe tinha dito que não fosse. Afim de mostrar que ele não é mais um “filhote” segue com Nala, sua amiga e futura leoa, rumo ao desconhecido.

03 - O Rei Leão (The Lion King, 2019).jpg

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

Quais conselhos você tem escutado? Quem te mentoria? Seu próprio coração enganoso? Seus desejos? seus amigos que desejam viver o momento e não conhecem com quem vai passar a eternidade? CUIDADO !

O engano não vem mostrando a sua verdadeira face.

Há uma máscara… como Adão e Eva antes de comer da maça. O inimigo não vai querer mostrar que é ele que esta lhe conduzindo a desobediência. Geralmente o ato de desobedecer a Deus vem embalado com a seguinte frase: E o que que tem? O que que tem namorar com um não cristão? O que que tem fazer sexo antes do casamento? O que que dizer a mentirinha boa? O que que tem eu não ouvir meus pastores, eles não mandam em mim…

Reconheça quem é seu inimigo. Peça ajuda a Deus que Ele tirará as escamas dos seus olhos. Não há nada mais belo para Deus, do que a obediência de um filho que deseja agradá-lo mesmo sem entender o porquê.

4. A teimosia lhe fará colher consequências ruins

Depois da cena em que quase Simba e Nala seriam exterminados, e não foram porque o Pai chegou para salva-los, Mufasa tem uma profunda conversa com o seu filho o qual traz lições lindas, que marcarão para sempre a vida Simba.

oreileao02 (1)

A repreensão trouxe a reconciliação de ambos. Porém por não reconhecer que o tio estava querendo o seu mal, mais uma vez Simba escuta os conselhos dele, que trama uma armadilha para que ele e seu irmão Mufasa morram e então ele possa assumir o trono.

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

A sua teimosia em não obedecer a Deus pode lhe custar caro e prejudicar as pessoas que estão seu redor e o seu propósito! Teimosia é como um coração obstinado, veja que forte esse verisiculo:

“Por isso os entreguei ao seu coração obstinado, para seguirem os seus próprios planos. (Salmo 81.12)”

Eu não sei vocês, mas este versículo me traz arrepios… Só em pensar que Deus não estará endireitando os meus caminhos, me guiando na verdade, me traz uma profunda tristeza. A teimosia é o sinônimo da obstinação. É aquele que sabendo fazer o certo, escolhe o errado consciente ou inconscientemente. Pular etapas, desprezar conselhos e antecipar seu propósito só prejudicará seu destino. Se Deus te alertou, não despreze o seu NÃO, porque até o NÃO de Deus é perfeito.

Duas partes me chamaram atenção nestas cenas. a primeira quando Mufasa fala: Você ameaçou o futuro do nosso reino! ( Ou seja a sua permanência no evangelho e sua obediência influenciará o território que Deus lhe dará para governar – sua casa, sua familia, sua igreja, sua escola, faculdade …). E a outra é

Simba: -Você tem medo de alguma coisa Pai?

Mufasa: – Tive medo de perder você, filho.

Linda essa cena, faz refletir que o Pai por amar, esta disposto para salvar. E foi isso que Deus fez por você, Ele não quer te perder.

5. Você já teve vontade de fugir?

A armadilha Scar, fez com que Mufasa morresse após salvar Simba. Triste com a consequência do que aconteceu, Scar acusa Simba pela morte do irmão e aconselha-o a fugir. Logo após, ele manda que as hienas mate-o para que em fim o trono seja conquistado.

1_ZLL0b53DdPwc3jX0Dbbjng

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

O inimigo, sempre atacará você de duas formas: ACUSANDO e fazendo você FUGIR.

Enquanto Deus te chama pelo seu nome, o diabo te chama pelo seu pecado. Acusação é uma arma poderosa, pois ela te faz se sentir indigno, envergonhado. Mas a graça de Deus é o favor imerecido, portanto não é por merecimento que você conquistará ela. Ninguém merece a graça, mas foi ela foi dada de graça a todo aquele que Crê! Com ela seus pecados, são perdoados, pelo sangue de Jesus que te deu vida, há um novo começo. Satanás sempre fará a acusação com o propósito de fazê-lo fugir dos Planos de Deus para sua vida, pois Ele sabe que no dia que você souber quem você é ( filho de Deus), você causará dor de cabeça no inferno.

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.
Jeremias 29:11-13

6. Seu deserto foi enviado ou provocado?

Logo após a fuga de Simba e tentativa frustada das hienas em mata-lo, ele foge para o deserto onde lá, consumido pela sua culpa se vê sem esperança.

maxresdefault (1)

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

Seu deserto foi provocado ou enviado?

Sim, existem desertos que são provocados por nós mesmos… pelas nossas escolhas mau feitas, pela teimosia, por não ouvir conselhos… Ou são enviados, como o de JESUS, onde ele foi conduzido ao deserto após o seu batismo, pelo próprio Espirito Santo.

Seja lá qual for a sua situação, deserto é escola, onde Deus é o professor… é passagem e não morada. O tempo de permanência depende mais de nós do que de Deus sabia? A sua reação ao deserto determinará se você passará 40 dias como Jesus, ou 40 anos como o povo de Israel quando saiu do Egito. Quanto mais rápido você passar, mais rápido terá sua recompensa.

7. Hakuna MATATA!

Esta é cena clássica, é a cena do encontro de Timão e Pumba, um Suricato e um Javali, que ao encontrar Simba com a cabeça cheia de problemas, dão um conselho que eles seguem…

5436757.jpg

Hakuna Matata é uma frase do idioma suaíle, uma língua falada na África oriental, que significa “sem problemas” ou “não se preocupe”. Timão e Pumba sabem quem Simba é… Ele é um leão e portanto um perigo para eles… e por medo de ser comido por Simba, eles o convencem que Ele não é quem o Pai disse que ele era… logo passa a comer o que não deve e se adaptar ao meio que não lhe pertence… os problemas devem ser esquecidos, a sua história não precisa ser lembrada, agora é só viver! HAKUNA MATATA… quem nunca ouviu essa música?

Hakuna matata! É lindo dizer! Hakuna matata! Sim, vai entender! Os seus problemas você deve esquecer!
Isso é viver, é aprender!

SERÁ?

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

Fugir dos problemas nunca foi uma boa alternativa. Muito pelo ao contrário só faz aumenta-lo de tamanho. Esquecer que seu filho está nas drogas não resolve o problema, orar por ele sim! Esquecer que existem contas para pagar, não fazem elas ser pagas… trabalhar, ter gestão e auto-controle sim! Dizer que não está doente, não faz a doença desaparecer, procurar ajuda e tratamento sim!

Existem pessoas que cruzam o seu caminho para te dar um destino, seja ele bom ou não.

Não estou aqui criticando os 2 personagens tão divertidos, mas dizendo que eles deram o conselho que eles mesmo seguiam… era o bordão deles, o lema de vida… e não é assim hoje? Aquele colega de trabalho lhe diz para você trair sua esposa, com uma novinha… porque essa é a concepção que ele aprendeu ser correta… a sua vizinha tem a atitude de fofocar de todo mundo do bairro, pq ela aprendeu que falar dos outros não há problema nenhum. Os seus amigos bebem para esquecer os problemas… pq eles aprederam que é assim que se faz…

Não julgue alguém pelo que ele faz ou diz, se você não conhece a sua história. Não estou defendendo que as pessoas devem ter atitudes erradas, mas dizendo que até que alguém prove o contrário, é nisso que elas acreditarão. E você que conhece o caminho, a verdade e a vida, precisa mostrar para eles o correto.

Não se engane… o ser humano se adapta a tudo, até com o que não presta. A sua mente fica condicionada e escravizada e temos a sensação que perdemos a nossa identidade. São as pessoas agora que ditam quem você é… e o que devem fazer.

Invés de dizer HAKUNA MATATA, enfrente os problemas e os resolva-os logo, antes que seja tarde demais.

8. Já zombaram da sua fé?

60352590_1512708498863816_4219298214286721024_o.jpg

Houve um momento do filme em que Simba, Timão e Pumba estavam olhando para o céu… e cada um começou a dizer a sua opinião do que eram as estrelas… Timão e Pumba disseram a sua limitada visão e Simba, logo lembrou dos ensinamentos do PAI. Os amigos riram daquela ideia, sem “sentido” dita por Simba e logo ele se entristeceu e saiu da presença dos amigos…

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

Este cena tocou muito em mim… talvez tenha passado desapercebido por alguns, mas para mim Deus falou: Assim são as pessoas que zombam da minha PALAVRA…

Nós somos muito limitados, e quando Deus mostra a realidade através da Sua Palavra as pessoas que não entendem zombam da nossa fé.

NÃO ao aborto? ahh… que coisa ultrapassada… meu corpo minhas regras…

“Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações” (Jr 1,5)

– Se Deus já conhecia Jeremias antes de que ele fosse formado, será que uma vida ainda que minuscula, não tem importância para Deus?
Ah minha filha… não deu certo separa! A vida é muito curta, todo mundo trai mesmo…

Pois Eu odeio o divórcio e também odeio aquele que cobre as suas vestes de violência!”, afirma o SENHOR dos Exércitos. Por isso, procedeis com sabedoria: não sejais infiéis! (Malaquias 2.16)
Que besteira! eu bebo mesmo! Eu transo com quem eu quiser… quem anda na linha o trem passa por cima…

Gálatas 5:19-21: “Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, … a idolatria, a feitiçaria, … as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.”

Não se engane… de Deus e da sua Palavra não se zomba… Deus é tão bom que deixa você plantar o que quiser… e é tão justo que você colhe o que você planta. Quem conhece a Palavra se constrage… porque conhece a Verdade… pare de fingir! pare de fugir do que Deus te ensinou!

9. Quem é você?

66205501_1320719334762270_4859198617707687420_n

Após o crescimento de Simba, ele reencontra Nala, sua amiga e futura leoa… que foge em busca de ajuda, já que após a morte de Mufasa, Scar toma o trono por direito e traz destruição e sofrimento a todos, inclusive a mãe do Simba. Nala, tenta convence-lo a voltar para casa e tomar o trono. Simbar tenta mostrar a Nala que onde ele está é muito bom, porém isso não a convence e decepcionada ela decide voltar para casa.

No processo um macaco Rafiki, descobre que ele esta vivo e leva Simba a uma profunda reflexão… essa é uma das cenas mais gosto do filme, Rafiki diz a Simba que sabe onde encontrar o pai e que ele não morreu, e então isso desperta em Simba o desejo de reencontra-lo.

maxresdefault (2)

Ao chegar no lago Rafiki, pede que ele olhe para o lago e então Simba diz que não vê nada… o macaco diz preste mais atenção… então o reflexo do pai aparece e o macaco diz: Ele está dentro de você! Quando ele reconhece isso, ele escuta a voz do pai dizendo:

anigif_sub-buzz-651-1561415599-1

  • Mufasa: Simba…
  • Simba: PAI?
  • Mufasa: – Simba, você tem que ocupar o seu lugar no ciclo da vida…
  • Simba: – Não dá
  • Mufasa: Lembre-se de quem você é, o verdadeiro rei
  • Simba: Me desculpa eu não sei como ser igual a você
  • Mufasa: Como Rei o que me trouxe mais orgulho, foi ter você como meu filho
  • Simba: Esse orgulho acabou, não?
  • Mufasa: Não Simba, Ele é eterno
  • Simba: PAI! Não me deixe de novo!
  • Mufasa: Eu nunca fiz isso, e eu nunca farei! Lembre-se de quem você é! Lembre-se

E então o macaco pergunta:

  • Rafiki: Então eu pergunto de novo: Quem você é?
  • Simba: Eu sou SIMBA, fillho de MUFASA!

Que cena senhoras e senhores … que cena…

2f0be48ad7da04475e843621a48a2bf0e945945d

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

Vivemos em uma sociedade carente de identidade. As pessoas não sabem quem elas são… de quem são filhas, para onde vão e qual é o seu propósito. Isso tem gerado pessoas depressivas, sem objetivos, perturbadoras de ambientes, homicidas e suicidas. O local onde Simba estava se chamava: ZONA DE CONFORTO. Afinal é muito mais cômodo não fazer nada…Será que esse não é o seu local preferido?

Entenda de uma vez por todas: Sua identidade não pode ser perdida. Você é único(a), pode até existir outra pessoa com o mesmo nome que o seu, mas não haverá outra igual a você. Cada pessoa ocupa um lugar no ciclo da vida, você não nasceu na família errada, só não sabe AINDA o porque está ai… e só descobrirá quando ouvir a voz do PAI e finalmente descobrir QUEM VOCÊ É!

Faça como Simba, olhe de novo… o seu Pai celestial vive em você! DESPERTE!

E então quando você crer nisso, será possível ouvir audivelmente a Sua voz, falando para você o que o Mufasa disse para Simba, que como Rei dos Reis… o seu maior orgulho foi ter você como filho… esse orgulho é eterno e apesar de você achar que Deus te abandonou… isso nunca foi verdade!

“… Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mateus 28;20-b)

E agora você está pronto(a) para dizer a qualquer um! Para as pessoas ou para o inferno ouvir, porque EU DIREI!

Quando me perguntarem: QUEM É VOCÊ?

  • EU SOU PATRÍCIA, FILHA DO DEUS VIVO!

67173306_638545669968315_1902345854818704360_n

E você quem é?

10. Vá e ocupe o seu território!

scar

Após o reencontro com a sua identidade, Simba corre ao encontro de Nala no deserto e segue em frente para ocupar o seu território. O interessante é que seus amigos do Hakuna Matata, Timão e Pumba, decidem ajuda-lo. E então ele se depara com a real situação do cenário, lembra das palavras do Pai e segue para o confronto com o tio Scar. Lá tudo não é tão simples assim… Quem ocupa um território nunca vai querer sair tão fácil, afinal de contas a omissão de Simba, fez Scar ser Rei por direito…. No confronto o tio tenta jogar sujo com Simba, lembrando-lhe do seu passado e tentando usar a velha arma da acusação, mas isso não foi o suficiente, no final do confronto todos se unem para ganhar a batalha, Scar morre e o reino volta se restabelecer… Simba e Nala reinam naquele lugar, o local é transformado e o ciclo da vida continua!

lion_king.0

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

Quando você descobrir quem você é em Deus, poderá ocupar finalmente o seu território, alcançar sua família, seus amigos, liderar bem na sua igreja, ser um exemplo de funcionário, ser um VERDADEIRO CRISTÃO! Sua conduta não envergonhará o evangelho, nem o seu PAI! As pessoas que zombavam da sua fé e que tinham concepções erradas da vida, olharam para você e lembrarão do seu PAI! E através do seu exemplo você as arrastará para o evangelho, sem dizer uma palavra. Elas terão sede pois verá que você tem ÁGUA! Sim Água Viva!! ( “Aquele, porém, que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna.” João 4:14).

Não será fácil desocupar territórios que foram autorizados por você ou por alguém que por desconhecimento da Palavra de Deus ou negligenciamento dEla permitiram ser ocupados por Satanás, mas em Deus isso é POSSIVEL Sim! Todo território é propriedade de alguém… uma casa, um terreno, não é seu até você comprar por direito de alguém ou do governo… da mesma forma funciona no mundo espiritual… as armas que você usará para esta guerra são poderosas em Deus, são elas o jejum, a oração e a Palavra! VÁ E O OCUPE O SEU TERRITÓRIO, mas não vá de qualquer jeito… lembre-se que Soldado que não se prepara para guerra, morre no confronto. Se interesse pelas coisas do Reino, busque a Deus, pare de pensar só em coisas daqui e se ligue nas coisas do alto. E então dê ordem aos anjos, se equipe para guerra, escute o General e VENÇA A BATALHA!

E essa foram as 10 lições que Deus me ensinou! espero que tenham gostado também! Se quiser compartilhem, só deem os devidos créditos ao nosso blog, para nos ajudar na divulgação da Palavra de Deus!

Leve esses ensinamentos para a sua célula, para a escola dominical, como pregação… você pode ajudar muita gente com essa palavra! Deus abençoe!!

Sigam o nosso Instagram @mdaalegria e vejam ainda mais novidades e videos!!!

Paz!

PatyiJesus!

lion-king-2019-cast-remake

“E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.”
Apocalipse 5:5

Escute a música O ciclo sem fim- da trama

Seu comentário é importante para nós! :D