Aprenda a ser um bom LÍDER segundo a bíblia!

Davi e seus liderados

Textos:

I Sm. 22.2 – I Cr. 1.10-12,20,22,24,25.

lideranca
OBJETIVO:
Mostrar que o trabalho em equipe é um princípio básico da liderança eficaz, inclusive na causa do Senhor.

INTRODUÇÃO:

Em alguns contextos a liderança tem sido amplamente questionada. No estudo desta semana veremos que esse é um princípio bíblico. Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento Deus levantou homens e mulheres para liderar e guiar Seu povo. Davi é um dos mais contundentes exemplos de liderança. Por esse motivo, analisaremos, o estudo, aspectos da sua atuação perante a equipe de liderados. Ao final, atentaremos para alguns princípios gerais da liderança cristã.

1. O PRINCÍPIO BÍBLICO DA LIDERANÇA:


A fim de cumprir seus propósitos Deus estabeleceu o princípio da liderança. Quando passeamos pelas páginas da Bíblia, constatamos essa veracidade. Em Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, lemos a respeito de José, o homem que Deus escolheu como líder no Egito (Gn. 37-45). Durante o cativeiro egípcio, Deus separou Moisés para retirar o povo daquela condição e guia-los pelo deserto (Ex. 2-17). Para a consolidação da conquista da Terra Prometida, Josué desempenhou um papel fundamental (Js. 2-8). Durante o cativeiro babilônico, Ester, uma mulher de coragem, cumpriu os desígnios de Deus para a preservação do povo israelita (Et. 4). Após o cativeiro de Judá, Neemias, mais um líder guiado por Deus, cumpriu a missão de restaurar a cidade destruída (Nm. 1-6). No Novo Testamento, Paulo e Pedro foram colunas fundamentais na liderança da igreja primitiva, tanto na plantação quanto na consolidação de igrejas (At. 14-21; J. 21).

2. O ESTILO DE LIDERANÇA DE DAVI:


Davi é um exemplo bíblico de liderança competente. A competência de Davi estava respaldada na diligência de buscar fazer sempre a vontade de Deus, na sua lealdade tanto aos seus líderes quanto aos liderados e na disposição de atribuir toda glória a Deus. Quando decidiu construir um templo para o Senhor, Davi preparou o material que seria necessário (I Cr. 22.14). Mas como não coube a ele essa construção, e sim ao seu filho Salomão, tratou de lhe dar as devidas instruções para que tudo fosse feito com prudência e entendimento e de forma organizada (I Cr. 22.12-15). O estilo de liderança de Davi pautava-se no planejamento, no prognóstico do que deveria ser feito. Com Davi aprendemos a evitar as improvisações desnecessárias que possam comprometer o andamento do trabalho. O planejamento é um dos princípios basilares da condução das atividades, para tanto, faz-se necessário planejar a curto e longo prazo, sem deixar de confiar, primeiramente, no Senhor. Planejar somente não é suficiente, é preciso também coordenar a execução do projeto, identificar os objetivos, o tempo, o lugar, as pessoas envolvidas, os métodos a serem utilizados e o material disponível. Mesmo assim, é provável que existam obstáculos, e, quando eles vierem, como Davi, é recomendável que se confie na direção do Espírito Santo. Manter uma atitude de flexibilidade em relação ao planejado também evita os “engessamentos” que desgastam a liderança do projeto. Em linhas gerais, o estilo de liderança de Davi, bastante aplicável nos dias atuais, preza pela dependência em Deus, e principalmente, por atitudes de humildade, que não busca a glória própria, antes tributa todo louvor a Deus.

3. PRINCÍPIOS PARA A LIDERANÇA CRISTÃ:

A liderança, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, é exercitada a partir dos planos que Deus definiu. Por isso, para ser líder, é preciso confiar e depender de Deus e não nos méritos pessoais, ainda que esses não sejam descartados. Todos os líderes escolhidos por Deus estiverem no centro dos seus planos e apresentaram as seguintes características: 1) empatia – capacidade de ver as coisas do ponto de vista dos outros (Lc. 6.31; I Pe. 3.8; Gl. 6.2); 2) alvos – estabelece metas e se esforça para alcançá-los (Fp. 3.14; Ef. 3.1) 3) competência – faz bem o seu trabalho (Pv. 12.27; 22.29); 4) atuação em equipe – senso de grupo, capacidade de trabalhar com as pessoas (I Co. 12; Ef. 4); 5) estabilidade emocional – confia em Deus em todas as circunstâncias e não se deixa abalar pelas adversidades (Ef. 4.31; II Tm. 4.5); 6) partilha a liderança – não é centralizador, divide as atribuições com outros (Ef. 5.21; Fp. 4.1-3); e 7) confiável – as pessoas podem depender dele (Lc. 9.62; I co. 15.58).

CONCLUSÃO:

O exercício da liderança bíblica não é centralizado no homem, mas em Deus. Os que quiserem ser líderes segundo o coração de Deus precisam atentar para a Sua palavra. Para tanto, enquanto líderes, é preciso ter cuidado para não seguir o caminho de Saul: vaidade, inveja, perseguição, auto-glorificação, populismo, desobediência, espiritualidade aparente e ganância pelo poder. O estilo de liderança de Davi, deferentemente daquele, glorifica a Deus: obediência, temor a Deus, respeito, temor, fidelidade, espiritualidade, sinceridade e misericórdia. Davi é um bom exemplo de liderança, mas se quisermos um modelo perfeito, é só atentar para Jesus, pois nEle encontramos o fundamento maior da liderança cristã: O AMOR. PENSE NISSO!

Deus é Fiel e Justo!
Anúncios

10 Respostas para “Aprenda a ser um bom LÍDER segundo a bíblia!

  1. gostei muito, mas pensei que iria ter mais conteúdo q DEUS o nosso pai te abençoei e q nós possamos nos encontra na eternidade. 😀 ….. sei q preciso ter mas amor e confiar mas em DEUS pois ele é DEUS

    Curtir

  2. Paz a todos! Procurei ajuda nesse site, pois fui levantada na igreja para liderar o teatro, já apresentei algumas peças, mas para liderar è preciso muita sabedoria e discernimento.
    Eu sei que Deus me levantou e me capacitará, louvado seja em todo tempo.
    Muito bom aprender com vocês, ser uma boa líder para honra e Glória do Senhor.
    Obrigada pelos ensinamentos dessa página.

    Curtir

  3. Olá pessoal. Graça e paz a todos. Fico grato por esse site que tem me ajudado a ser um bom lider. Já estou na segunda liderança e todos nós sabemos que não é fácil, atualmente eu lidero um ministério de teatro que foi fundado por mim mesmo, toda hora e glória pra Jesus, antes eu liderava um grupo de crianças e aqui eu pude entender que não foi envão o Senhor ter me colocado a frente desse trabalho e eu quero declarar a todos os lideres que vocês são capeãos e vencedores em nome de Jesus e que vocês façam das pedradas uma barreira e nunca esqueçam que Jesus é com vocês. Amém

    Curtir

    • Amém Isaias Como fico feliz em saber disso! Deus abençõe muito mais vc nessa jornada! tenho certeza que nada do que vc fizer será em vão afinal, Deus te chamou, Ele garante! abraços Paz!

      Curtir

  4. Graças a Deus existem pessoas como vc neste mundo para nos ajudar a crescer a cada dia no conhecimemto da Santa palavra de Deus. Paz! esse tutorial me ajudou muito e eu creio q tem ajudado muita gente por esse país muito obrigado.

    Curtir

    • Obrigada Luiz!
      fico feliz que ajudou vc… cresça cada vez mais na graça e no conhecimento de Cristo. bjs

      Curtir

  5. sou grato a Deus por vc6,sou um jovem q tenho 20 anos é minha primeira vez q tenho uma responsabilidad na igreja. Estava com medo d assumi-la. Mas nao me acovardarei,pq sei q o mesmo q foi com Davi sera comigo. Muitissimo obrigado. Orem por mim e fiquem na paz!!

    Curtir

    • amémm! meu irmão dou glóriaa Deus que este post ajudou vc a seguir adiante na sua liderança! aconselho vc a ler Josué 1
      Deus lhe abençoe e feliz ano nvoo!

      Curtir

Seu comentário é importante para nós! :D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s