Grupo Jovem- Reunião 06-03-10

Estudo sobre a SABEDORIA!


(Isaías 11;1-4)

1  PORQUE brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.

2  E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.

3  E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos.

4  Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio.

Estamos estudando desde o começo do ano, a passagem da bíblia que retrata a cena de quando Samuel ungiu Davi como rei, e a partir daquele momento o Espirito do Senhor se apoderou de Davi,de tal maneira que a vida dele mudou, pois apartir daquele momento o espírito do Senhor era com ele. Começamos a estudar também que a primeira obra que o Espirito santo faz é fazer com que nasçamos de novo, e hoje vamos estudar características deste Espirito Santo que nós recebemos de Deus.

Versículo 1: Quem é Jessé? Pai de Davi e o que é que Deus está querendo dizer ao falar que brotará novamente um rebento do tronco de Jessé? Que surgirá um rei como Davi foi, Deus levantou Davi como exemplo de rei. O Senhor levanta homens como modelo e Ele que levantar você também como um homem/mulher de fé, pessoas que são como referência, e para que isso ocorra é preciso que nós nos permitamos que o Espírito de Deus faça uma obra em nossas vidas, para que possamos servir de bom exemplo. Saul, ficou conhecido na bíblia pelo seu mau exemplo de reinado sobre Israel, ele não obedeceu a Deus. Hoje não é diferente, temos pessoas que estão na igreja, mas que possuem uma péssima referência, cuidado, reveja seus atos.

A bíblia também diz que não vai faltar mais nenhuma pessoa descendente de Davi no trono, Jesus ele é descendência de Davi que vai reinar eternamente, e você que faz parte do Reino de Deus, você faz parte de um reino que não pode ser abalado, todos os outros foram, como o reino da babilônia, o do Império Romano, mas o de Deus não é abalado, e se você fizer parte deste reino, você será salvo, mas se não, procure ser logo.

Versiculo 2: “E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR…” O espírito Santo repousará sobre o rebento de Jessé, por esta passagem podemos analisar que quem deve estar em nossas vidas é o espírito do Senhor, e este Espirito pode ser comprovado em nós, principalmente através das nossas atitudes, gestos, costumes e pensamentos, logo é através deste que podemos ter os pensamentos de Deus e também os sentimentos que ele nos oferece; sobre nós deve está o Espirito Santo, e não o espírito de rebeldia, da mentira, da prostituição, da bebedice, do engano, da contenda. Quer vê um bom exemplo, sempre quando acontece alguma “ tragédia” com alguém, do tipo: “ Mataram um homem no bairro tal…” várias pessoas se acumulam neste espaço onde ouve o acidente, e onde quer que estas pessoas que viram este fato, passarem elas vão contar: “- olha, mataram um ali neste instante…” Se ela encontrar 50 pessoas ela diz a respeito daquele assunto, mas se ela foi para o culto, ouviu a Palavra que tocou no coração dela, se esta ao sair falar com 2 pessoas sobre a mensagem pregada é muito. Devemos tomar cuidado com estes espíritos que tomam agente por alguns momentos, até mesmo na igreja, devemos vigiar sobre estas coisas.

(continuação do vers.2)”…o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” Além de ter o espírito do Senhor, terá também o espírito de sabedoria. Quem é sábio é bem sucedido. A sabedoria, nos ajuda a tomar decisões, nós precisamos fazer boas escolhas. Para ser uma benção na vida, devemos tomar a atitude certa, se quisermos ser prósperos devemos ter sabedoria para administrar o dinheiro, ou seja, para que tudo ocorra de maneira correta, a sabedoria tem que esta inclusa nas nossas decisões.

[Hoje nós iremos estudar mais o espírito de sabedoria]

A bíblia fala de um rei que se chamava Salomão , ele era o filho de Davi. Quando Salomão assumiu o reinado, em uma certa noite ao orar, Deus lhe disse: “Pede o que quiserdes e eu te darei” e Salomão pediu-lhe sabedoria, para que ele soubesse reinar e julgar o teu povo. Deus ouvindo isto deu-lhe a sabedoria, riquezas,vitória etc. por quanto ele não colocou em primeiro lugar que queria poder, mas sim uma virtude para que ele realizasse a  vontade do Senhor.

Então podemos concluir que o 1° pensamento de sabedoria é: Fazer a vontade de Deus. A bíblia diz que o temor do Senhor é o principio da sabedoria, logo se Deus colocou algo em seu coração para realizar a obra dEle, antes você deve pedir esta virtude, se dedicar nesta obra, pôr seu coração e fazer com amor aquilo que Deus te deu.

Entre as situações que Salomão teve que usar a sua sabedoria, uma delas está em (1Rs 3,16-28), no caso da  mulher que queria tomar o filho da outra. Ele teve que usar a sabedoria neste fato,pois se não, iria ocorrer uma injustiça. E é por isso também que precisamos da sabedoria que vem de Deus, para saber discernir os casos e julgar o povo com equidade.

Agora abra a sua bíblia em Tiago 1;5:

“5  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.”

Então Deus está dizendo para você hoje: Se você tem dificuldade em aprender, de tomar decisões, tem tido um péssimo rendimento na escola, não consegue fazer as provas, peça a sabedoria a Ele, que Ele te dará. Você está no trabalho e não consegui exercer sua função, peça a Deus sabedoria, pois Ele vai dá, Ele não nega a ninguém. É da vontade de Deus que você seja um sucesso.

Agora vamos lá para o livro de Daniel 1;17- :

17  Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.

18  E ao fim dos dias, em que o rei tinha falado que os trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe diante de Nabucodonosor.

19  E o rei falou com eles; e entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; portanto ficaram assistindo diante do rei.

20  E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino.

Aqui o rei nabuconodosor, convocou jovens de Israel, para servir a ele no palácio e entre eles estão Daniel e seus amigos, que decidiram não se contaminar com as coisas contrárias a de Deus naquele local, e por ele ter temor ao Senhor, deus lhe dera o espírito de sabedoria e inteligência, pois eles se consagraram a Deus. Daniel em tudo que ele fazia, ele se destacava, e Deus quer realizar esta mesma obra que fez com Daniel, é só você temer a Ele, andar em seus caminhos e pedir sabedoria, peça com fé e não duvide em se coração.

O principio da sabedoria é o temor a Deus

O objetivo de Deus ao te dar sabedoria, é que você seja um destaque naquilo que você escolher, na profissão que você tiver. Obedeça ao Senhor e peça pois Ele te dará! Amém?!

Em Cristo,

Ministros da Alegria

Anúncios

Seu comentário é importante para nós! :D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s