Reunião do Grupo Jovem- 23/01/10

Continuamos com o nosso estudo do livro de I Samuel 16; 12-13


12. Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o SENHOR: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.
13. Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.

Hoje iremos ver aqui algumas transformações do Espirito Santo em nossa vida.

Na analise dos versiculos 12-13 de I Samuel 16, principalmente em: “…e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi” percebemos uma palavra interessante que é: “se apoderou”. Depois que Samuel ungiu Davi, com o azeite, o Espirito Santo se apossou de Davi e a partir daquele momento, o servo do Senhor possuía algo especial dentro dele, que o diferenciava dos demais: O ESPIRITO DE DEUS. Da mesma maneira somos nós, como diz lá no livro de João 20;22 (“E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.”) ; Jesus ao ressuscitar, assoprou sobre nós o Espírito Santo, ou seja, estamos na era do Espirito.

” O que é o batismo do Espírito Santo?

É o mesmo que Conversão, Regeneração ou Novo Nascimento – O Batismo com o Espírito Santo no corpo de Cristo é para todos os que se arrependem e se convertem ao Senhor (Jo 3:3-8; 17:2-3; Atos 2:38-39; I Co 12:13), é promessa, “ para todos quanto o Senhor, o nosso Deus, chamar.” (Atos 2:39) “

Fonte: http://balniresjunior.blogspot.com/2006/12/o-batismo-no-esprito-santo.html

Vamos agora para o livro de João 3; 1-8

1  E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.

2 Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.

3  Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

4  Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?

5  Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

6  O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

7  Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.

8  O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

Os fariseus eram homens que tinham conhecimento sobre a LEI de Deus, eles eram religiosos e sempre estavam procurando “armar” contra Jesus, fazendo com que Ele caisse em suas próprias palavras (Mais um ensinamento: Cuidado com aquilo que você fala, pois isso pode até ser usado contra você). E um dia ele foi ter com Jesus, pois queria conhecer mais sobre esta nova doutrina que ele ensinara, já que eles interpretavam a lei diferentemente do modo  de Deus, e conversando com Jesus, Ele lhe diz que na verdade ninguém pode entrar no Reino dos céus se não nascer de novo, pois o que é nascido da carne é carne e o que é nascido do Espírito é espírito. Nós já nascemos da carne, mas falta nascer do espírito, que é exatamente o nascer de novo a que Jesus se refere, nascer do Espírito é ter os frutos do Espírito dentro de si, que estão escritos no livros de Gálatas 5;22 ( Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.).

Ao continuarmos esta leitura de João no versículos 4, vemos que o fariseu, o  conhecedor da LEI de Deus, não entendeu quando Jesus lhe dissera o referido ” nascer de novo”. Existem pessoas as quais não servem a Deus e algumas delas que até estão na igreja, mas não lêem a bíblia por que não entendem “nada” daquilo que esta escrito e para estas pessoas, elas devem se auto examinar e perceber que o que falta nelas é um novo nascimento, para que assim o Espírito de Deus, revele a vontade do Deus pai, para conosco, e é por isso também, que devemos antes de meditar na Palavra ou fazer qualquer coisa  para Deus, orar pedindo a direção ao Senhor e  que nos abra os olhos do entendimento, pois para muitos a Palavra de Deus é loucura, como diz lá em I Coríntios 1;18 “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.”

Existem até pessoas que dizem ter nascido de novo, dizendo ter aceitado a Jesus, porém pratica as mesmas coisas de antes, tem os mesmos pensamentos, prefere os mesmos programas e as músicas seculares e NÃO BUSCA AS COISAS ESPIRITUAIS, tem gente que se diz ser cristão mas tira um tempinho para orar a Deus e muito menos conversa com Ele, que vem a igreja mas nem fecha os olhos no momento da oração. QUEM É DE DEUS SE DEICA AS COISAS DE DEUS. Se você não nascer da água ou do espírito não entrarás no reino dos céus. Todos nós nascemos da carne pella ligação entre nosso pai e nossa mãe, mas precisamos nascer do Espírito também, pois é este Espírito que que nos dá vontade de buscar as coisas de Deus e fazemos isto aceitando a Jesus!

I Jo 2; 20-21 e 25-29 – respectivamente…

20  E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo.

21  Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.

______

25  E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.

26  Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam.

27  E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.

28  E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda.
29  Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele
Quandoo nascemos de novo, o espirito santo, a unção, passa a ficar dentro de nós, e é essa unção que fica com você a todo tempo é que vai te ensinar as coisas. Precisamos estar em comunhão, em amizade com este Espírito que nos ajuda e nos consola, para que que fique a contade para fluir dentro de nós.
Não se preocupe se você diz perguntas como:
• Ah! eu não sei orar…
• Eu não sei falar com Deus… etc.
A unção vai te ensinar todas as coisas, e para que isso venha ocorrer de forma repleta não podemos deixar este Espirito triste conosco, por que se não ele se retira de nós assim como se retirou de Saul, quando este não fez a vontade do Senhor.
A decisão é sua, nasça do Espirito, aceite a Jesus e seja transformado pelo poder e pelo agir de Deus em sua vida, amém?!
Em Cristo,
Ministros da alegria
Anúncios

Seu comentário é importante para nós! :D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s