Reunião 24/10/09 – Saul x Davi

I Samuel 18; 28-30/ 19

“28  E viu Saul, e notou que o SENHOR era com Davi; e Mical, filha de Saul, o amava.

29  Então Saul temeu muito mais a Davi; e Saul foi todos os seus dias inimigo de Davi.

30  E, saindo os príncipes dos filisteus à campanha, sucedia que Davi se conduzia com mais êxito do que todos os servos de Saul; portanto o seu nome era muito estimado.”

Se você lê a história de Saul, verás que Deus o ungiu como Rei de Israel, só que ele não foi cuidadoso com a Obra e a missão que o Senhor colocou em suas mãos, ele simplesmente negligenciou e não obedeceu a voz e nem os mandamentos de Deus, logo o Senhor escolheu a Davi para ser ungido rei em seu lugar, ou seja, aos poucos Davi que era segundo o coração de Deus, fazia a obra melhor que Saul; e ele simplesmente ficou com inveja de Davi e começou se render a este sentimento de ódio e a este espírito maligno ao invés de se arrepender.

Agora vamos analisar este fato… Você já percebeu que muitas vezes Deus dá para nós um chamado e simplesmente o negligenciamos? Não aplicamos o coração naquilo que Deus destinou a nós, não buscamos mais da presença de Deus, murmuramos tudo aquilo que é posto para fazer. E agora vem a pergunta:

Será você não está sendo igual Saul? Que não buscava a Deus? Ou é igual a Davi, que era segundo o coração do Senhor?

Aprenda algo muito importante na nossa vida ministerial; se Deus te deu um chamado, aplique o seu coração naquilo que ele lhe deu, não importa o cargo ou a ocupação, o importante é que você faz parte da obra, e que, se Ele te escolheu para fazer isto, é por que Ele lhe deu capacidade para exercer aquilo que foi lhe imposto. Não reclame de tudo e de todos, simplesmente se você não gostou de alguma coisa, dê Glória a Deus e continue a Obra, ao seu tempo, depois que o Senhor provar o teu coração e vê a sua humildade, Ele te exaltará. Não seja igual a Saul, mas sim a Davi que obedecia a voz do Senhor.

Cap. 19

Depois ler o capitulo 19 do livro de Samuel vemos que Saul, devido a sua inveja e principalmente por deixar que o espírito mal se apossa-se dele,o mesmo estava destinado a matar a Davi, porém seu filho, Jonatas, se afeiçoou por Davi, a amizade que os dois mantinham era muito forte tanto que a bíblia nos relata lá em I Samuel 18; 1 “E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma”; e Jonatas vendo aquela situação deu conselho ao pai, em não matar a Davi, depois de tantos os teus feitos, Saul aceitou o conselho como diz no versículo 6:  “E Saul deu ouvidos à voz de Jônatas, e jurou Saul: Vive o SENHOR, que não morrerá.”

E muitas vezes somos assim, agimos por impulso, fazemos coisas que nós sabemos que não é certo, mas Deus manda pessoas a lhe aconselhar a não cometer estes erros, que sujam a alma e comprometem sua relação com Deus. Por isso é importante que ao tomar uma decisão devemos levá-la diante do Senhor, e pedir a direção d’Ele, para que quando formos colher aquilo que plantamos, venhamos a ter frutos agradáveis.

Porém nos versículos 9 – 11 percebemos que mesmo seu filho falando a Saul para não matar a Davi, e ele prometendo que não o mataria, ele deixou novamente que o espírito mal se apossa-se dele e tentou mais vezes matar a Davi; sendo que Davi teve que se esconder de Saul devido a perseguição que sofria, e Mical sua mulher o ajudara. Se lermos os capítulos anteriores perceberemos que o casamento de Davi e Mical, foi abençoado, e neste momento percebemos que quando agimos segundo os planos de Deus, tudo coopera para o bem, ou seja se ele tivesse se casado com uma mulher que não fosse a escolhida do Senhor, certamente Davi seria morto naquele momento em que Mical o ajudara, pois quem garantiria que outra mulher iria lhe ajudar a escapar? É por isso que devemos orar antes de conseguir um(a) esposo(a), por que precisamos escolher a pessoa certa, aquele(a) em que te ajudará em seu ministério, que formará uma aliança contigo e que juntos possam crescer e se fortalecer espiritualmente.

Mesmo com toda esta perseguição, nos versículos 20-24 percebemos que o Espírito de Deus impediu que Saul matasse a Davi; em tudo Deus intervia e impedia que o seu ungido desfalecesse. Se você é um ungido de Deus e anda nos  caminhos d’Ele, não desista!, por causa das perseguições ou desafios impostos, pois o Senhor sempre tomará providência e não deixará que lhe aconteça nada, pois Deus está no controle de sua vida. Amém!

Em Cristo,

Ministro da Alegria

Anúncios

Seu comentário é importante para nós! :D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s