Dons de Deus e habilidades humanas

Dons de Deus e habilidades humanas

A parte de Deus é dar os dons, a do homem é desenvolvê-los com habilidade.

OgAAAJE5FMwMqNg0SuDLR2Sm0ZdkwFu7k8r209OoWEhxJtvtKGyhkJrlFMTZ1VQTu6xaGEYr-Qmnia9y_dzdONtJZWkAm1T1UB_ZRyyHs4cr0uee9KAqwoV1-QBH

(Ler Gênesis 41 Todo)
“Esta é a palavra que tenho dito a Faraó; o que Deus há de fazer, mostrou-o a Faraó. E eis que vêm sete anos, e haverá grande fartura em toda a terra do Egito. E depois deles levantar-se-ão sete anos de fome, e toda aquela fartura será esquecida na terra do Egito, e a fome consumirá a terra; e não será conhecida a abundância na terra, por causa daquela fome que haverá depois; porquanto será gravíssima. E que o sonho foi repetido duas vezes a Faraó, é porque esta coisa é determinada por Deus, e Deus se apressa em fazê-la.” Gênesis 41: 28 – 32.

“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” Oséias 4:6.

Esses dias, lendo e aprendendo sobre a vida de José – O sonhador, Deus me fez atentar para detalhes que mudaram a vida e a realidade, não apenas de José, mas de toda terra na época dele. Detalhes tão importantes porém poucas vezes notados, pelo menos eu nunca ouvi ninguém ministrar sobre isso.

Temos visto muitas vezes Deus dando dons maravilhosos aos seus filhos e não foi diferente com José. Deus deu a ele o dom de sonhar e de interpretar sonhos, desde sua juventude na casa de Jacó, seu pai. Vimos a manifestação desse maravilhoso dom, porém a imaturidade e, até mesmo, a inocência de José o fizeram ser odiado por seus irmãos a ponto de pensarem em matá-lo. Mas com a interferência divina, ele foi apenas vendido para mercadores de escravos e levado ao Egito, onde depois, mesmo como escravo, chegou a se tornar mordomo na casa Potifar, até o dia em que, depois de tentar corrompê-lo, a esposa de Potifar inventou uma mentira sobre José e por causa dessa mentira ele foi jogado numa masmorra. Porém, mais uma vez, Deus o honrou e o carcereiro o colocou como chefe na masmorra e durante anos ele esteve ali servindo e ajudando a administrar o cárcere.

Até que um dia o padeiro e o copeiro de faraó foram presos e ambos tiveram um sonho. Deus deu a interpretação desses sonhos a José, que o fez conhecer ao padeiro e ao copeiro. Um foi morto e o outro foi liberto, mas antes prometeu a José que não esqueceria dele. No entanto, o copeiro esqueceu-o por dois anos, até que um dia faraó mesmo teve um sonho e vemos na Bíblia que não houve no Egito quem o interpretasse, nem magos nem sábios. Porém aquele copeiro lembrou-se de José e da promessa que ele havia se esquecido de cumprir.

E faraó ordenou que trouxessem José até sua presença, sem pensar duas vezes. José assim que foi buscado na masmorra se arrumou como pôde e foi à presença de faraó. E quando José chegou à presença de faraó lembrou exatamente de onde vinha esse dom maravilhoso “Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó” (Gênesis 41:16).

Então vemos Deus agindo com grande poder e glória, através da vida de José e dando a perfeita interpretação do sonho de faraó. Quantas e quantas vezes vemos Deus agir com poder através das vidas, de homens e mulheres que nitidamente tem dons que só podem vir da parte de Deus, como o canto, a dança, a palavra, a profecia, etc.

SDC14623

Porém, o que poucos vêem é que a resposta de José a faraó a cerca do sonho é dividida em duas partes distintas. A primeira e mais importante, em Gênesis 41: 28-32, é pura e exclusivamente divina, afinal não podemos esquecer que foi o dom que Deus deu a José de interpretar sonhos que o levou até a presença de faraó. Sem esse elemento exclusivamente divino ele jamais teria chegado até aquele lugar. Mas existe a segunda parte do discurso de José que é está abaixo:

“Portanto, Faraó previna-se agora de um homem entendido e sábio, e o ponha sobre a terra do Egito. Faça isso Faraó e ponha governadores sobre a terra, e tome a quinta parte da terra do Egito nos sete anos de fartura, e ajuntem toda a comida destes bons anos, que vêm, e amontoem o trigo debaixo da mão de Faraó, para mantimento nas cidades, e o guardem. Assim será o mantimento para provimento da terra, para os sete anos de fome, que haverá na terra do Egito; para que a terra não pereça de fome. E esta palavra foi boa aos olhos de Faraó, e aos olhos de todos os seus servos.” Gênesis 41: 33 – 37.

JOS_DO~1

Nessa segunda parte, podemos ver que esse discurso é inspirado por Deus, sim, mas puramente humano e fruto de todo conhecimento adquirido por José desde a casa de seus pais, passando pela experiência de ser vendido por seus irmãos, mais a experiência de administrar a casa de Potifar, e depois a de administrar a masmorra.

Tenho visto muita gente pensando e até falando que o dom de Deus basta, e não duvido que o dom de Deus é essencial para a vida, pois sem Ele não somos, nem podemos nada. Porém, quando o dom de Deus se alinha com o conhecimento aí, sim, ninguém nos segura. Lembro mais uma vez que foi o dom que Deus deu a José que o colocou na frente de Faraó e foi esse mesmo dom que o fez interpretar o sonho de faraó e prever o que haveria de vir sobre o mundo naqueles dias, porém foi o conhecimento adquirido por José que deu a Faraó a estratégia para vencer sobre aquela circunstância e não somente sobreviver a um período de grande fome, mas ainda se impor como um império forte e riquíssimo. Isso mesmo por causa da estratégia idealizada por José, as nações daquela época tiveram que comprar do Egito o alimento que faltava a todos.

O dom de Deus tem nos levado a lugares altos dessa terra, nos colocado diante de príncipes, reis, sacerdotes, imperadores, ministros, secretários, etc. Mas o que fazer diante desses homens é definido pelo conhecimento que temos. Tenho visto a igreja do Senhor desses dias gritar e bradar que Deus nos colocará por cabeça e não por cauda, por cima e não por baixo. Tenho até visto que muitos líderes tem acertadamente buscado estar nas esferas dos que decidem o futuro de nossas cidades, estados e até da nação, e isso é certo, porém muito se tem feito no poder legislativo (vereadores, deputados estaduais e federais e senadores), mas pouco se fala de cargos no executivo, e não digo apenas de prefeitos, governadores e presidentes, mas falo de secretários, ministros, menos ainda se fala em ocupar lugares no poder judiciário, e quando me pergunto por que a resposta é sempre a mesma, poucas pessoas na igreja do Senhor têm buscado conhecimentos específicos para ocupar tais lugares.

Como vamos conquistar a terra se não sabemos como? Em tudo o que Deus nos chama para fazer, o dom que Ele nos dá é fundamental, mas não é a única coisa que nos fará conquistar o que Ele quer que conquistemos. Precisamos não apenas fazer o que Ele nos manda fazer, precisamos fazer COM EXCELÊNCIA o que Ele nos manda fazer.

evento 076

Se Deus te chamou para recepcionar as pessoas na igreja então estude, se aperfeiçoe, aprenda idiomas, faça cursos de etiqueta e boas maneiras, para fazer com excelência o que Ele te mandou fazer. Se Ele te chamou para cantar ou tocar, busque, estude, se aperfeiçoe para fazer o melhor para Deus. Se Deus te chamou para dançar então vá se aperfeiçoar, estudar, fazer cursos, não apenas cursos de fim de semana, mas especializar-se mesmo no assunto.

Isso é capacitar-se para fazer o que Deus os chamou com a maior excelência possível.

Pare agora mesmo e reflita: para que Deus te chamou? Você está no lugar certo? E se está no lugar certo, como está executando o chamado e o dom que Deus te deu? Com excelência ou relaxadamente? Lembre-se: “Ai daquele que faz a obra do Senhor relaxadamente” (Jeremias 48:10a).

Seja para o que Deus te chamou, busque capacitação e torne-se um especialista em ser servo.

Seja o melhor naquilo que Deus te chamou! Aí sim ocuparemos os lugares altos dessa terra, estaremos por cabeças e não por cauda, por cima e não por baixo!
Deus te abençoe e prospere poderosamente.

Graça e paz,

Anúncios

Seu comentário é importante para nós! :D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s