Estudo – Vencendo o desanimo

Vencendo o desânimo de cada dia

 

desanimo

 

Todos os dias precisamos vencer esse mal que quer assolar todos os levitas da Casa do Senhor

 

 

 

“Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares”. Josué 1:7

 

“No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. João 16:33b

 Queridos, a Bíblia é maravilhosa! Nesses dias fomos levados pelo Espírito para estudar sobre a expressão “ter bom ânimo” e percebemos que ela aparece 12 vezes no Antigo Testamento (Josué 1:6, 7, 9 e 18; 10:25; 2º Samuel 10:12; 1º Crônicas 28:20; 2º Crônicas 7:10; 32:7; Esdras 10:4; Ester 5:9 e Daniel 10:19) e 9 vezes no Novo Testamento (Marcos 10:49; João 16:33; Atos 23:11; 24:10; 27:22 e 25; 2º Coríntios 5:6 e 8; e Filipenses 2:19). E,  somente para Josué, Deus falou 4 vezes essa expressão (Josué 1:6, 7, 9 e 18).

 

Note as “coincidências”: 12 vezes a expressão aparece no Antigo Testamento – e sabemos que 12 fala do governo de Deus sobre os homens; de 12 horas para governar o dia, de 12 para governar a noite; de 12 tribos de Israel, e onde cada uma delas possuía o seu príncipe para governar seu povo, etc. Já no Novo Testamento, a expressão aparece 9 vezes, e 9 fala da plenitude do Espírito Santo, fala dos 9 dons (1º Coríntios 12:7-12). Mas em ambos os casos, ou seja, no AT e  NT,  o termo ‘Bom ânimo’ fala da plenitude de Deus para o homem.

 

Queridos, toda a verdade é paralela e assim como o termo ‘bom ânimo’ é a plenitude de Deus para o homem, o desânimo é o sentimento que satanás tentar colocar dentro de nós para nos paralisar, para nos frustrar e fazer com que o ‘Bom de Deus não se cumpra em nossas vidas. Todos somos constantemente afligidos por esse sentimento e ninguém está imune ao desânimo, até porque satanás sempre tentará paralisar não somente nos paralisar, mas também atrapalhar a obra que Deus nos confiou. Não raramente, temos notícias de líderes que eram poderosamente usados por Deus, mas que por um ou outro motivo esfriou na obra, ou até na fé. E essa é uma das coisas que satanás quer, ele quer nos matar sim, mas ele também quer fazer com que a obra de Deus pare, com que as vidas não conheçam a Jesus, com que as pessoas não sejam libertas, curadas e salvas. Não podemos permitir isso!

 Não raras vezes, ouvimos de levitas da dança que eram pessoas extremamente usadas pelo Senhor na Sua obra, mas que hoje estão desanimados  e quando perguntamos sobre o ministério deles percebemos que geralmente estão frios em relação a isso ou até mesmo decidiram por fim aos seus ministérios, e quase sempre ouvimos a celebre frase: “mas eu estou bem com o Senhor. Não estou desviado, e é isso que importa”. No entanto, eles mal percebem que era exatamente isso satanás queria, de ver a obra que Deus deu para eles para executar diminuir de intensidade, pausar ou até acabar. Está escrito que as portas do inferno não prevaleceriam contra a igreja do Senhor (Mateus 16:18), mas somente SE a igreja do Senhor for de encontro as portas do inferno. Se a igreja não tentar arrombá-las elas continuarão de pé e sempre tentarão impedir que as vidas saiam de lá. Agora pare e pense! Quantos ministérios ou ministros você conhece, ou conheceu, que tiveram uma expressão forte, que impactaram milhares de vidas, mas que hoje não tem mais tanta expressão assim, ou que não se ouve falar ou até mesmo não existe mais? São muitos.

 Deus é o mesmo e os sonhos que Ele tinha para determinada pessoa ou ministério também são os mesmos. Ele não muda, aliás nEle não a sombra de variação (Thiago 1:17). O que tem acontecido é que as pessoas que estão ou estavam à frente desses ministérios foram na maioria das vezes acometidas por um desânimo terrível e destruidor, e talvez esse desânimo não os matou, mas os fez parar e desistir de levar adiante a obra que Deus os confiou.

 desanimo

O que tem que ser feito é orar para Deus nos mostrar onde está o elemento que originou esse sentimento; se foi uma palavra, um sentimento, uma impressão errada, seja o que for, temos que combatê-lo na raiz. Eu penso que o maior exemplo na Bíblia de um líder desanimado foi Josué. Imagine! Josué foi o moço de Moisés, ele estava ao lado de seu líder em todos os momentos bons e ruins do ministério, viu milagres acontecendo, chegou a subir no Sinai com Moisés (Êxodo 24:13), quando ninguém mais foi ele estava ao lado de Moisés. E de repente, ele vê morto o líder com todo aquele referencial de homem de Deus, de operador de milagres. E Deus então o incumbe de levar e conduzir a missão de liderar todo o povo de Israel nos mesmos moldes do seu líder.

 

Deus percebe isso e não perde tempo. Confronta Josué com o que provocou o desânimo nele, e ministrou a cura. Veja isso no texto de Josué capítulo 1, primeiro Deus mesmo diz Moisés é morto (vs. 2) isso é confronto, em seguida Ele diz: levanta-te agora (vs. 2) depois Ele diz: vai fazer o que te mandei, passe o Jordão e tome posse da terra (vs. 2), logo após Deus continua dizendo: Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo dei, como eu disse a Moisés (vs. 3) e somente depois de Deus mensurar o tamanho da obra pelo qual Josué está sendo chamado é que vem a promessa: Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei (vs. 5). Mas é a partir do verso 6 que Deus implanta a plenitude dEle em Josué e, mais que isso, Deus diz a forma como ele vencerá aquele espírito que o tentava dominar: esforça-te e tem bom ânimo.

 

Ninguém pense que alguém estalará os dedos e o desânimo terá sumido. Ninguém pense que o Reino de Deus ou qualquer coisa relativa a ele será conquistada facilmente. Temos que fazer a nossa parte, a de nos esforçar e manter o bom ânimo sempre. Não podemos nos deixar abater pelas provocações de satanás. Ninguém se engane pensando que satanás quer apenas nos matar, Jesus nos afirma que ele veio senão para roubar, matar e destruir (João 10:10). Roubar o ânimo e as sementes que foram plantadas por uma pessoa, matar a pessoa e destruir toda a obra que essa pessoa possa ter realizado para Deus. Em Marcos 3:27, Jesus diz que ninguém pode entrar na casa do valente e roubar-lhe os bens, se primeiro não amarrar o valente; e então lhe saqueará a casa. Preste muita atenção na ordem das coisas antes de roubar os bens de um valente irão tentar amarrá-lo e o nome dessa amarra é desânimo.

 

A palavra de Jesus para nós é Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (João 16:33). Foi o próprio Jesus quem disse isso. Então, não permita que as coisas desse mundo o tire do foco, ou te faça sair – nem que seja por um milímetro – do centro da vontade do Senhor. Ele é quem te fortalece! Todas as vezes que você for assaltado pelo espírito maligno do desânimo leia todo o capítulo primeiro de Josué, muitas e muitas vezes, e repita em voz alta as promessas e cada vez que você ler creia que é Deus quem está falando ao seu coração.

 

Então creia, e tão somente sejamos fortes e corajosos pois todas as promessas de Deus para nossas vidas se cumprirão, pois Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá? (Números 23:19). Tenha bom ânimo!

 Deus te abençoe e prospere poderosamente.

 Graça e paz,

About these ads

Sobre Ministros da Alegria

Um grupo Cheio da unção de Deus

Publicado em 18/08/2009, em Estudos. Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. gente sabemos q todos nos passamos por lutas e com isso o diabo tenta nos desanimar mais n podemos depois de uma lutar parar. Deus ele quer bem mais da gente n podemos desanimar, desistir, para de lutar nunca, pois temos pensar q se Jesus parasse de lutar na cruz e ate desistisse de morrer por nos n estariamos aqui hj na presença Dele então meus amados nuca desista pois os planos de Deus e propositos são bem maiores q imaginamos.

    Curtir

  2. Deus eh o único amigo verdadeiro ki podemos contar com ellle a qualquer momentoO,elle nunca estar ocupado pra gente!!!elle esta batendu na porta,basta vc abrir e dizer ”’pode Entrar Senhor Jesus”….!!!!!!!!!

    Curtir

  3. amén mensagem perfeita e tao bom sabermos que sempre independente de qualquer situacao Deus esta conosco e que todas as promessas que ele nos fez vai se cumprir

    Curtir

Seu comentário é importante para nós! :D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 957 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: